sábado, 6 de julho de 2013

RESPOSTA DE SANDRA VIEGAS À CARTA DE AMBER POTTER

Como felizmente, apesar de o meu marido brincar a dizer o contrário, a nossa família não é pobre, não precisamos do dinheiro de ninguém nem de acertar contas com a gasolina. Li as respostas de toda a gente e para ser sincera nem pretendia responder-te porque as barbaridades que dizes nem merecem resposta, mas depois de ver o que disseste na tua entrevista tive que me manifestar.
Eu não disse mal de ti, não disse mal da Eliana, apenas manifestei o meu medo pelo bem estar da criança. E esse medo mantém-se porque, se queres a minha opinião, não é por me teres em grande estima que tenho que achar que és boa mãe, e de facto não acho. Nem te acho boa mãe, nem te acho boa da cabeça. E de certeza que não te acho santa nenhuma, dado que (como disse o Guilherme, e muito bem) sempre te fizeste a todos os homens que encontravas, fossem casados ou não, e nesse grupo de homens estava o meu marido. SEMPRE lidei contigo a dar-lhe investidas, SEMPRE. E nem por um momento te tratei mal a ti ou à tua filha, porque felizmente tenho escrúpulos e carácter, coisa que tu não tens.
Por meu turno não vou proibir a Eliana de ir a minha casa, mas vou deixar isso a cargo do meu marido, que foi uma das pessoas que também atacaste com a tua língua afiada de víbora venenosa. Se ele entender que não a quer lá, eu não vou refutar essa decisão porque ele tem toda a razão para o fazer. Ele e toda a gente de Vila Laguna, não pela menina mas por ti. E fica sabendo que só estás a contribuir para a tua filha crescer infeliz e sem ninguém, porque as pessoas não vão querer estar com ela por TUA causa. Mas que boa mãe, não é??
Quanto às pessoas que atacaste, sinto-me no dever de defender todas elas porque são pessoas que conheço e que tenho em grande estima. A Ashley, minha cunhada, acolhe a tua filha em casa desde que me lembro da existência dela. Cuidou do Miguel sozinha durante muito tempo porque o Ruy não mora com ela, embora ajudasse no que podia, e não lhe bastava o trabalho que tinha, ainda a Eliana ia para lá. E a Alice, que dizes que nem sabes como saiu, foi parar a casa da Ashley também. A minha cunhada nem sequer sabia que a menina era surda e é assim que tu, tão boa mãe, deixas uma criança com necessidade especiais por aí sozinha! Não, não foi obra do Espírito Santo, foi obra de TU seres um nojo de ser humano. Que raio de mãe é essa que deixa as filhas sozinhas, sem supervisão?! Que as deixa em casa de outros durante HORAS sem sequer telefonar a perguntar se pode ser?! Sabes que as outras pessoas também têm família, filhos, planos, vida pessoal?? Nem todos temos que andar aqui à mercê dos teus caprichos!
O Max, meu marido, toma conta da tua filha desde que ela nasceu. Sem obrigação disso, porque não é da família e, mesmo que fosse, não é pai dela. Tu, com tantos namoros, casamentos, sogros, sogras, tios e primos, tanta espanholada que para aí vai, não és capaz de deixar as tuas filhas ao cargo de alguém próximo delas quando não podes tomar conta?? Ele não mereceu o desprezo das tuas palavras, porque a única pessoa desprezível és tu e, mesmo com toda a camada de nervos que sempre deste a toda a gente, ele acolheu a TUA filha e desse nojo de homem que foi o Bernardo.
A Joanna, de quem disseste tanto mal, sempre foi tua amiga. Trabalha e estuda, provavelmente até mais que tu, que só por dares aulas em duas escolas achas que morres a trabalhar. Ela sempre foi, aos meus olhos, um exemplo de mãe, sempre tomou conta dos filhos e nunca os deixou à sua própria mercê como tu deixas. Sempre lutou e defendeu especialmente o Tiago das garras desse teu maridinho maravilha, que felizmente já não está entre nós. FELIZMENTE, e não fazia falta a ninguém! E o Tiago sempre te falou bem apesar das desavenças com o pai, sempre te defendeu pelo que vi, e tu atacaste-o sem dó nem piedade. A ele e à mãe dele, que nunca deu motivos para as tuas queixas. Dizes que ela é do tipo valentão que se arma por ter a mãe que tem, mas nunca vi isso acontecer. A única coisa que vi foi ela a defender as outras pessoas da própria mãe, TU incluída! E não costumo ser a favor de matanças, mas se a mãe da Joanna te desse um enxerto de porrada nessa tromba era muito bem merecido.

Sandra V. Gilbert.