sábado, 6 de julho de 2013

RESPOSTA DE GUILHERME WILLIS À CARTA DE AMBER POTTER


Eu não sei se hei-de rir ou chorar com isto, mas de qualquer maneira eu dou-te algumas explicações, Amber. É que nem sei por onde hei-de começar, porque a minha vontade nem é falar, mas sim partir para a violência. Como se costuma dizer: "a tua sorte é que não bato em mulheres". Então mas tu tens a lata de dizer, basicamente, que toda a gente a rapta a tua filha? Mas isso cabe na cabeça de alguém? Tu não tomas conta dela, não queres saber dela, não levas a miúda a lado nenhum, não sabes ser uma mãe exemplar e os outros é que são os maus da fita? Pois para tua informação estás muito enganada, minha amiga, que aqui ninguém és escravo de ninguém e nós não somos obrigados a tomar conta dela por ti. Dás-me pena, sinceramente, e só tenho é pena também da pobre criança não ter culpa dos pais que tem. Sim, porque ao contrário do que dizes, ELA é que vem ter connosco, ELA é que gosta de vir brincar com os meninos da idade dela e sentir-se integrada num grupo com pessoas normais, porque tu não és, definitivamente, normal. E quanto às tuas acusações contra a MINHA mulher, tenho a pedir-te que laves a boca antes de falares dela. Ela NUNCA traiu o Bernardo comigo. Se tivemos encontros durante esse tempo? Sim. E sabes o que fizemos? Eu abraçava-a porque ela chorava com a merda de vida que tinha, dizia-lhe para ela se acalmar e que ia ficar tudo bem. Ela disse-me que estava grávida e eu dizia-lhe com o coração nas mãos que ficava feliz por ela e que ela merecia toda a felicidade do Mundo. Era isso que nós fazíamos, eu tentava consola-la e dizer-lhe que o que é mau não dura para sempre e que a vida dá muitas voltas. Dizia-lhe para ela não desistir porque um dia ia ser muito feliz ainda. Na altura eu não tinha pensado nisso, mas ainda bem que lhe disse todas aquelas coisas, sabes porquê? Porque, realmente, as coisas más não duram para sempre e a vida dá muita voltas e ela é feliz. COMIGO! Fui EU que sempre estive lá para ela. Fui EU que sempre dei o carinho que ela precisava. Fui EU que tomei conta do Tiago e que o protegi sempre de tudo. Fui EU que mostrei à minha mulher como era ter um casamento a sério, onde voltamos todos os dias para casa depois de um dia de merda no trabalho e sabemos que vamos encontrar o que precisamos para ficar tudo bem numa casa onde existe uma família como deve ser. Com o Bernardo ela só conhecia, traição, só conhecia o lado mau do casamento, só conhecia a violência por um lado e o sentimento de desvalorização por outro! Eu dei-lhe discussões, dei-lhe dores de cabeça, dei-lhe lágrimas, sim. Mas dei-lhe amor verdadeiro, o sentimento de ciumes e de preocupação que todos os casais devem ter e a sensação de ter sempre alguém lá para tudo, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, que foi isso que EU jurei no meu casamento. TU é que nunca tiveste isso. Tu é que só sabes o que é a parte sexual de gerar uma filha. Sim, eu digo filha, porque não faço ideia de quantos mais filhos é que tens, e calculo que seja um de cada pai, também. A quantidade de filhos nem é o pior, o que é mau não saberes cuidar deles e não saberes dar-lhes uma família decente! Porque se fosses uma boa mãe podias ter até vinte filhos e ninguém te chateava. E digo-te mais, se fossem todos tão doces como a Eliana podiam vir os vinte brincar para minha casa com a Maria de vez em quando. Para mim e para a Joanna, felizmente, o dinheiro não é problema. E há outra questão que gostava de salientar já que estamos a falar disto. O Bernardo não era nenhum santo, ele era um nojo de homem. Homem não, que aquilo nem era homem, isso é uma ofensa para toda a nossa comunidade. E tu foste logo casar com o irmão dele? Dizias amar tanto o Bernardo que foste fazer uma coisa dessas? Explica-me! Explica-me qual foi a tua lógica. Pensaste que o Bernardo te amava tanto que ia querer que fosses feliz com o irmão dele? Ou pensaste que amanda tanto aquele traste fazias bem em estar com o irmão dele para dar continuidade à bola do amor? És ridícula! E afirmas tu que és uma santa! Como diz o outro, também: "as santinhas são as piores". Tu nunca foste santa, fazias-te de ingénua e atiravas-te a todos os homens que te aparecessem à frente, fossem casados ou não, e estavas-te pouco marimbando para a educação da tua filha. És uma ofensa para todas as mulheres que são mães e que se esforçam diariamente para criar os filhos. Dizes tu que trabalhas muito? A minha mulher também trabalha com tudo o que tem, e a estudar ao mesmo tempo ainda, e temos dois filhos que são educados e recebem amor e os valores certos da família. Qual é a tua desculpa? Não estou arrependido de nada do que fiz na minha vida. Posso não ser o melhor marido e pai do Mundo, mas uma coisa te garanto: a minha família acha que sou e valorizamo-nos uns aos outros mais do que tu alguma vez na tua vida irás sentir com alguém. Espero, sinceramente, estar errado e que um dia abras os olhos para mudar e respeites quem te tenta ajudar. Até lá, lamento, mas és uma desilusão a todos os níveis.

Dizes tu que vais acusar todos de rapto e mais não sei quê? Podes fazê-lo, mas no dia em que o fizeres, EU vou querer a Eliana LÁ para dizer se foi contra a vontade dela que foi BRINCAR e PASSEAR dia sim, dia não, com os outros miúdos. Digo-te já que como mulher és ridícula, não tens carácter, és uma sonsa que apregoa aos sete ventos ser uma inocente quando na verdade és o contrário. Desiludiste-me mesmo a sério e é com muita pena minha que tenho de concordar com a minha mulher em proibir a Eliana de ir a minha casa brincar. É lamentável isto tudo mas cada um colhe o que plantou.