domingo, 11 de agosto de 2013

CANTINHO DA CULTURA

Fig. 1
Homem esculpindo-se a si mesmo, obra de Yandí Luzardo inspirada no princípio da evolução consciente inspirada pela Logosofia
Saudações, caríssimos leitores!
Como o Diário Laguna preza a informação dos seus conterrâneos, é agora tempo de uma reflexão sobre aspectos da cultura internacional. Para tal inspirámo-nos no facto de hoje, dia 11 de Agosto, ser o Dia Internacional da Logosofia.

E o que é a Logosofia? É nada mais e nada menos que uma escola desenvolvida pelo pensador humanista Carlos Bernardo González Pecotche, que visa oferecer ferramentas de ordem conceitual e prática para que o Homem possa buscar o seu autoaperfeiçoamento, por um processo que conduz ao conhecimento de si mesmo.

Esta corrente estabelece que os nossos pensamentos são autónomos e independentes da vontade individual, e que nascem sob a influência de estados psíquicos ou morais próprios de outra pessoa. Alguns objectivos centrais desta filosofia são a evolução consciente do homem, o conhecimento de si mesmo e do mundo mental, e o desenvolvimento das funções de estudar, aprender, ensinar, pensar e realizar.